Equipe DEAD marca presença em eventos de Educação a Distância

Notícias
Entre os meses de Outubro e Novembro, parte da equipe da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM participou de eventos em Educação a Distância.
O primeiro deles foi o diretor de Educação Aberta e a Distância, professor Everton Luiz de Paula que participou do XVIIIº Encuentro AIESAD 2018 y Vº Foro Internacional de Educación Superior en Entornos Virtuales: “Creatividad e Innovación en la construcción colaborativa del conocimiento” realizado na Universidad de Quilmes, na Argentina, entre os dias 10 e 12 de Outubro. Na oportunidade, ele apresentou os resultados da colaboração internacional realizada com a Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ) por meio do trabalhado intitulado “Cooperación interinstitucional UFVJM-UNAJ:Relato de experiencias innovadoras en Educación a Distancia” e elaborado em parceria com os professores Leonardo Lupinacci e Fernando Bifano da UNAJ.
Já as professoras Adriana Assis Ferreira e Crislane de Souza Santos, coordenadora UAB e adjunta, representaram a DEAD/UFVJM no Fórum Nacional dos Coordenadores UAB, realizado entre os dias 18 e 19 de Novembro.  E entre os dias 20 a 23 de novembro, os professores Mara Lúcia Ramalho, Naldeir dos Santos Vieira e Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes e a tutora Alessandra Neves Orsetti Araújo participaram do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD).
Em 2018, o ESUD foi promovido com a parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, localizado em Natal, e a Associação Universidade em Rede (UniRede). A participação ocorreu com a apresentação dos seguintes trabalhos:
– O estágio supervisionado em cursos a distancia: uma análise da percepção dos estagiários do curso da Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri dos autores Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá e Naldeir dos Santos Vieira;
– A prática pedagógica na DEAD/UFVJM: reinventando a sala de aula e o fazer docente das autoras Mara Lúcia Ramalho, Alessandra Neves Orsetti, Adinete do Carmo Pacheco, Paulina Barbosa de Sousa e Kyrleys Pereira Vasconcelos.
– Estilos de liderança dos professores supervisores intervindo no comportamento social virtual de subgrupos de PIBID a distância dos autores Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes e Wagner Lannes.
AIESAD
WhatsApp Image 2018-11-21 at 12.34.56
WhatsApp Image 2018-11-21 at 12.34.56 (2) WhatsApp Image 2018-11-21 at 12.34.56 (3) WhatsApp Image 2018-11-30 at 10.04.20 WhatsApp Image 2018-11-28 at 06.13.56 WhatsApp Image 2018-11-28 at 06.13.56 (1)