A DEAD deseja a tod@s Boas Festas

2022  chega ao fim e com ele a demanda  pela realização de uma importante reflexão sobre os desafios vivenciados e as conquistas oriundas das construções pactuadas entre a UFVJM (DEAD) e os municípios parceiros. Momento que nos conduz a percepção de que o trabalho no coletivo, demanda  uma percepção por parte de cada pessoa em torno da ideia que nos apresenta Milton Santos de que  “ a força da alienação vem da fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une. 

Partindo desta premissa, a DEAD os convida a refletir sobre o  crescimento pessoal e profissional que tivemos, sobre os momentos felizes que compartilhamos, os obstáculos que superamos. É hora de celebrar a vida e brindar o futuro. É preciso sempre acreditar que o amanhã vai ser melhor do que o dia de ontem e do que o dia de hoje. Mas também é preciso valorizar cada instante da vida que passou e fazer do presente o nosso maior bem. Afinal, é no presente que temos a oportunidade de aprimorar as experiências vivenciadas no passado distante  ou bem próximas, de forma a aprimorar a condução das ações, seja na vida pessoal ou profissional.

Estamos em um tempo de lembrar das ações realizadas com um  sentimento de que a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria (Paulo Freire). Por este motivo é preciso olhar para trás e ver nas “pessoas” que realizam as ações as conquistas obtidas, os sonhos envolvidos e os desafios superados, como uma ação do coletivo. Afinal a DEAD, encerra 2022 com muitas concretizações de ações a comemorar e precisamos alegrar porque tod@s nós e tod@s também são responsáveis ou (co)responsáveis por estes feitos. 

Desejamos aos nossos parceiros de jornada: aos nossos colaboradores internos e externos a UFVJM, professores, coordenadores de Polos, tutores, enfim, a toda equipe que compõe a Diretoria de Educação aberta e a Distância da UFVJM,  que em 2023, que se aproxima, possamos tod@s viver plenamente cada dia, vivenciando experiências que nos permita agir em prol a felicidade própria e dos semelhantes. 

Na oportunidade, ainda desejamos a continuidade do apoio de cada um de vocês com o aprimoramento das ações relacionadas ao projeto de fortalecimento de uma  diretoria a distância que acredita nos valores éticos, na capacidade de transformação implícita aos processos de busca pela inovação e ainda no potencial de cada um que faz parte do processo, certos de que um projeto construído com bases sólidas não pode se desfazer, mas passar por aprimoramentos/fortalecimento em prol a continuidade das entregas.

A DEAD sauda a tod@s e se despede temporariamente de todos vocês, certos que em 2023 o nosso coletivo estará bem mais forte na busca de estratégias que primem pela oferta de uma educação pública, gratuíta e  de qualidade. Tenham tod@s “Boas Festas”!

Equipe DEAD/UFVJM