Física

O curso de Licenciatura em Física na modalidade  a distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – EaD/UAB/UFVJM, é destinado à formação de profissionais da educação, que poderão atuar nas várias esferas do ensino de ciências, incluindo o magistério, o desenvolvimento de novos métodos e técnicas de aprendizagem e a divulgação científica. Ao lado da formação pedagógica, o curso de licenciatura em Física deve proporcionar formação sólida nos princípios e métodos da Física, que estão na raiz da compreensão do nosso universo e das profundas mudanças tecnológicas do mundo contemporâneo.

O Licenciado em Física terá a oportunidade de cursar disciplinas que proporcionem contatos com as aplicações modernas de métodos e técnicas da Física em diversas áreas de ciências e tecnologia. Ele também estará preparado para ingressar em cursos de pós-graduação em áreas de pedagogia e ensino de ciências.

Em que áreas podem atuar os profissionais formados nesse curso?

O licenciado em Física atua na docência de Física em Instituições de Ensino Público e Privado. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Física, escrever e analisar criticamente livros didáticos, e elaborar programas para o ensino de Física. Poderá atuar também como Físico em Institutos de Pesquisa, Empresas e Corporações Públicas e Privadas, consultoria em atividades pertinentes a área da Física, em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.

Portaria de Reconhecimento

Portaria de Coordenação do Curso – 2019-2021

Portaria de vice-coordenação do curso – 21 de maio de 2018 a 27 de outubro de 2018

Portaria de Coordenação do Curso

Projeto Pedagógico (Ingressantes 2017 – Aprovado Ad Referendum pelo CONSEPE em 24/01/2017)

Matriz Curricular do Curso
Projeto Pedagógico (atualizado em agosto de 2016)
Resolução nº 33 CONSEPE, de 19 de Outubro de 2012 (Aprova alteração no Projeto Pedagógico do Curso)

Resolução 33 CONSU, de 06 de novembro de 2009 (Aprova a criação dos Cursos de Graduação à Distância – EAD)

fisica