Vitrine de Apostilas

A Diretoria de Educação Aberta e a Distância – DEAD vem desenvolvendo ações que possam contribuir para a diminuir o índice de evasão que vem ao longo do contexto de implantação desta modalidade de ensino no Brasil e também na UFVJM se constituindo motivo de preocupação. Dentre as ações desenvolvidas pode-se mencionar o estímulo a adoção de apostilas por parte dos docentes para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, bem como auxiliar na complementação da bibliografia complementar.

Com este intuito é que se encontra disponível em um espaço denominado Vitrine de Apostilas, um acervo de apostilas que foram produzidas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Estes objetos de aprendizagem que se encontram listados neste espaço estão disponíveis de forma virtual e impressa.

Os docentes tem autonomia para utilizar o formato virtual e em caso de adoção da apostila poderão solicitar o envio no formato impresso para os Polos de Apoio Presencial, por meio de uma solicitação via formulário eletrônico. Caso o quantitativo disponível atenda a demanda dos docentes será providenciado o envio para o Polo solicitado.

Link para solicitação por parte dos docentes: Clique Aqui !

A retirada da apostila impressa no Polo de Apoio presencial deverá ser realizada pelo discente ou mediante procuração devidamente assinada pela parte interessada, por meio de um documento com reconhecimento de firma, que é o procedimento de atestar a autoria da assinatura constante de um documento. 

Como se trata de um objeto de aprendizagem definido por David Willey (2000, p. 23) como “qualquer recurso digital que pode ser reusado para suportar a aprendizagem”, a diretoria, optou pela ação de disponibilizar a apostila em atendimento a demanda do docente e após encerramento da disciplina o discente deverá entregá-la no polo, para que seja reutilizada por outros discentes.

Para retirá-la do Polo de Apoio presencial o discente com matrícula ativa na UFVJM, deverá assinar um Termo de compromisso, assiná-lo e entregar no Polo que encontra-se matriculada, para oficializar o acesso ao objeto de aprendizagem. Em caso de retirada mediante procuração o mencionado documento deverá ser preenchido e assinado pelo discente demandante.

Link para acesso a declaração de parte dos discentes: Clique Aqui !

Confira abaixo a relação de apostilas disponivéis.

Física

Matemática

Pedagogia

Química