O curso cujo carga horária total é de 60 horas, tem por objetivo apresentar a Química e suas principais abordagens do cotidiano, de forma que os participantes possam compreendê-la como um ramo do conhecimento humano digno de estudo e capaz de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade. A proposta é discutir temas importantes e que impactam diretamente a vida de discentes da educação básica, levando-os a compreender sua importância.
Equipe
Coordenação:
Prof. Everton Luiz de Paula
Docentes colaboradores:
Prof. Fernando Armini Ruela – DEAD/UFVJM
Profa. Kelly Cristina Kato – DEFAR/UFVJM
Prof. Ricardo Salviano dos Santos – IF Sudeste de MG – Campus Barbacena
Ementa do curso
– Propriedades físico-química da água e dos gases oxigênio, nitrogênio
e carbônico.
– Propriedades das soluções. Equilíbrio Químico e Princípios de Química Orgânica.
– Recursos naturais: minérios, petróleo, gás natural, vento e energia solar. Estudo das propriedades e aplicações.
– A bioquímica como essencial para compreensão da vida: estudo das principais
biomoléculas e sua importância nos organismos.
– A Química e qualidade de vida: estudo dos cosméticos, produtos de higiene pessoal e sabões e detergentes.
– Química Ambiental: constituição, reações e problemas ambientais nas camadas terrestres.
– A Química dos novos materiais: vidros, compósitos, plásticos e outros materiais inteligentes.
– A Química nas indústrias médica, farmacêutica, de alimentos e de segurança.
Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas
Para a aprovação o estudante deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco) nas atividades virtuais e atingir o mínimo de 70% nos questionários de múltipla escolha aplicados ao final de cada atividade. Essas atividades preveem a visualização de videoaulas, leitura de mídias textuais e acesso a outros materiais instrucionais como animações e apresentações (Prezi e Power Point).
Processo de seleção
Resultado da seleção para vagas remanescentes
Instituições envolvidas na organização do curso



