A DEAD/UFVJM encontra-se em pleno desenvolvimento de um projeto denominado Festival de Primavera | A saga do Conhecimento: o festival que transforma universitário em empreendedor onde o desafio é mandar bem!
O Festival constitui-se em uma atividade educativa com o intuito de promover a cultura colaborativa por meio das atividades que compõem a programação, as quais, possibilitam aos universitários adquirirem o correto entendimento dos conteúdos relacionados às características do comportamento empreendedor e, simultaneamente de gestão de carreira.
O presente projeto, caracterizado como atividade de ensino, visa proporcionar como resultados a melhoria dos índices de evasão e retenção apresentados no Censo da supracitada Diretoria e ainda chegar ao final de 2020 com um contingente de 500 alunos ainda ativos nos cinco cursos de graduação ofertados na modalidade a Distância.
Neste momento, o Festival encontra-se em fase de organização das bancas que irão analisar os desafios Master encaminhados pelos nossos alunos da graduação. Para organizar a dinâmica necessária para a composição das bancas serão considerados os seguintes pressupostos:
-
As bancas contarão com a participação de quatro categorias de profissionais
-
as bancas serão organizadas seguindo-se a mesma lógica e o quantitativo de vagas por linha para a composição, sendo:
I – alunos matriculados nos Cursos de especialização da DEAD (41)
II – Professores Universitários em atuação na UFVJM e em outras instituições de ensino (41)
III – Profissionais em atuação em empresas (15),
IV- Profissionais em atuação na Educação Básica (26)
-
Os candidatos inscritos serão selecionados para compor as bancas mediante ordem de inscrição e em observância ao número de Vagas por linha.
A organização dos desafios Master contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por tutores (a distância e presencial) e por alunos matriculados nos Cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciaturas em Matemática, Física, Química e Pedagogia , que desde o mês de Março se articula em prol da organização dos referidos desafios, os quais serão, a partir deste momento, objetos de análise das bancas compostas.
Os desafios Master foram organizados a partir da prévia inscrição das equipes multidisciplinares em três linhas, a saber:
1ª – Criar soluções inovadoras para aproximar a teoria da prática, tomando-se como referencial uma situação problema que nasce de um fenômeno social, com forte impacto nas relações econômicas, políticas e educacionais.
2º – Criar soluções inovadoras para desconstruir a distância na educação ofertada na modalidade a distância e os diferentes entes envolvidos, tutores, professores, discentes.
3º – Criar soluções inovadoras para buscar a interação entre a educação básica e a universidade.
Assim encontra-se disponibilizada a chamada pública para participação nas bancas de acordo com o interesse do candidato por cada linha de atuação.
Para se inscrever clique aqui
Cronograma
Organização das bancas |
29/09/20 – 05/10/20 |
Orientação Virtual para os membros da banca |
09/10/20 |
Período para análise dos desafios Master |
19/10/20 – 19/11/20 |
Prazo final para envio dos pareceres |
19/11/20 |
Encerramento 2ª etapa projeto Primavera |
23/11/20 |