Como resultado de uma parceria entre o Curso de Administração Pública da UFVJM e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), dois alunos do Curso estão participando do 4º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, no período entre os dias 12 e 30 de novembro de 2018, na cidade de Piranhas – AL. O curso é promovido pelo Centro Xingó de Convivência com o Semiárido e busca estimular e disseminar experiências que busquem melhor as condições de vida no semiárido.
A proposta do curso é resgatar conhecimentos e práticas que estavam obscurecidas pela prioridade em se adotar fórmulas intensivas em capital e em tecnologias que nem sempre são adaptáveis ao contexto local. O exemplo das cisternas, simples e baratas, servem de referência como modelo que valoriza aspectos sociais e tem efeitos duráveis, já que tende a evitar as migrações em momentos de seca aguda. Busca-se também vencer os gargalos e encontrar fórmulas que permitam disseminar práticas que se mostraram efetivas.
Com apoio dado pelo IABS, cujo diretor participou como um dos palestrantes do último SINTAP (Seminário Integrado em Administração Pública), foi financiada a participação dos alunos Geanne Lopes dos Santos e Ciro Liberato Souza Mascarenhas do bacharelado em Administração Pública a distância da UFVJM neste importante evento.